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Pós 100% On-line > Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Com o curso de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia, conheça os princípios que norteiam a assistência de saúde ao neonato, criança, adolescente e sua família, nos diferentes níveis de atenção e a atuação do enfermeiro frente às necessidades específicas de cada estágio do desenvolvimento deste público.

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Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação e registro válido no Coren.

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Currículo flexível
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Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:

Este curso aborda os fundamentos da Psicologia Positiva, Mindfulness e Inteligência Emocional, explorando suas interconexões e aplicabilidades. A ementa inclui uma introdução à Psicologia Positiva, conceitos essenciais de Mindfulness e uma análise aprofundada da Inteligência Emocional, conectando essas áreas para promover o bem-estar emocional. 

Objetivo da disciplina:

Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional. Pretende-se proporcionar uma compreensão abrangente desses campos e destacar como sua integração pode contribuir para a promoção da felicidade e do equilíbrio emocional. 

Unidades:

  1. Psicologia positiva: uma introdução
  2. Principais conceitos da psicologia positiva
  3. Mindfulness
  4. Mindfulness, Psicologia Positiva e Felicidade
  5. Inteligência emocional: sistema nervoso e emoções
  6. Inteligência emocional

Ementa:

A disciplina de Gestão Estratégica em Saúde oferece uma abordagem abrangente sobre o paradigma da complexidade e o papel do gestor na área da saúde. Explora os desafios específicos enfrentados na gestão de organizações de saúde, apresentando conceitos fundamentais de administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis ao contexto da saúde. Apresenta também a evolução das abordagens teóricas da administração e analisa as funções essenciais de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação. 

Objetivo da disciplina:

Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar, destacando o papel do gestor no contexto administrativo e no desenvolvimento de equipes. O objetivo é desenvolver uma compreensão sólida das características das organizações de saúde, influência da teoria administrativa no ambiente de saúde, e a importância da burocracia profissional. 

Unidades:

  1. Ambiente Organizacional
  2. Gestão Estratégica em Saúde 
  3. Marketing em Saúde
  4. Administração de Materiais
  5. Logística
  6. Gestão de Resíduos de Saúde

Ementa: 

A disciplina Suporte Básico e Avançado de Vida visa fornecer noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas não traumáticas, abrangendo urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas. O curso também traz a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar quanto intra-hospitalar (Pronto Atendimento), e o atendimento especializado às vítimas em situações que requerem o Suporte Básico e Avançado de Vida. 

Objetivo da Disciplina: 

Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital. 

Unidades: 

  1. Atendimento ao paciente politraumatizado: avaliação inicial
  2. Atendimento ao paciente politraumatizado: aplicação do protocolo (avaliação primária)
  3. Assistência do paciente politraumatizado: avaliação secundária
  4. Atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória
  5. Suporte Básico de Vida
  6. Suporte Avançado de Vida

Ementa:

A disciplina aborda os princípios da epidemiologia, o processo Saúde-Doença e seus níveis de prevenção, os determinantes sociais da saúde e diferenciações entre vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. 

Objetivo da disciplina:

Apresentar uma visão geral da epidemiologia por meio de conceitos e temas básicos para descrever danos ou agravos à saúde da população. Além disso, visa reconhecer o espaço de atuação do profissional na Vigilância em Saúde, com abordagem epidemiológica e comunitária. 

Unidades: 

  1. Princípios da Epidemiologia
  2. Processo Saúde-Doença e Prevenção
  3. Determinantes Sociais da Saúde
  4. Conceitos de Vigilância em Saúde
  5. Conceitos de Vigilância Epidemiológica
  6. Evolução Conceitual e Importância da Vigilância Sanitári

Ementa:

A disciplina de Assistência de Enfermagem e Promoção da Saúde da Criança e do Neonato abrange programas de atenção à criança e ao adolescente, crescimento e desenvolvimento infantil, agravos de saúde mais comuns, bases teóricas da promoção da saúde, Programa Nacional de Imunização e segurança do paciente. 

Objetivo da disciplina:

Discutir os cuidados de enfermagem à criança e ao neonato, considerando os aspectos biopsicossociais, a participação da família e da sociedade no processo de crescimento e desenvolvimento. 

Unidades:

  1. Programas de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente
  2. Crescimento e Desenvolvimento Infantil no Âmbito da Consulta de Enfermagem
  3. Agravos de Saúde Mais Comuns na Infância
  4. Bases Teóricas da Promoção da Saúde
  5. Programa Nacional de Imunização
  6. Segurança do Paciente

Ementa: 

A disciplina Sistematização da Assistência de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia aborda as bases teóricas e legais da Sistematização da Assistência de Enfermagem, as terminologias da Enfermagem (taxonomia da NANDA e Classificação Internacional para Prática de Enfermagem), a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em diversos cenários, a organização da unidade neonatal e a recepção do neonato na sala do parto, além da assistência de enfermagem ao paciente neonato, incluindo exame físico, principais problemas e cuidados intensivos, e a reanimação neonatal. 

Objetivo da disciplina: 

Desenvolver conhecimentos e habilidades para a implementação das etapas de coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem respaldadas em referencial teórico de enfermagem utilizando as classificações NANDA, NIC e NOC. 

Unidades:   

  1. Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE
  2. Teoria de Enfermagem
  3. Processo de Enfermagem
  4. Organização da Unidade Neonatal e da Sala de Parto
  5. Assistência de Enfermagem ao Paciente Neonato
  6. Reanimação Neonatal

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Ilustração de estudante engajada na metodologia educacional da UNIFEOB Pós Graduação On-line

> Conheça a nossa metodologia

• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.

• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.

• Material didático disponível em diferentes formatos.

• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.

• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.

• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.

> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.

Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 06.

Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line Unifeob poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na UNIFEOB é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

Após o pagamento, o próximo passo será o registro acadêmico no link https://forms.gle/hi3EwZ47Kz2eg8dd9.
É preciso encaminhar os documentos abaixo para o e-mail atendimento.documentos@unifeob.edu.br, com o assunto “seu nome – matrícula Pós”.

  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • RG (frente e verso)
  • CPF
  • Certificado de Reservista (apenas para homens)
  • Comprovante de residência
  • Histórico da Graduação
  • Diploma de Graduação (frente e verso)

⚠️ Todos os documentos devem estar legíveis e em formato PDF, para isso, orientamos baixar o aplicativo CamScanner pela playstore.
⚠️ É preciso que o envio seja feito imediatamente após o pagamento, senão a matrícula ficará pendente.

Você receberá o acesso ao seu curso após a compensação do pagamento e envio da documentação.

Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação). Você poderá parcelar o seu curso em 10 ou 12 vezes fixas.

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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